Notícias

Ummagumma - The Brazilian Pink Floyd convida ex-backing vocal do grupo inglês em show no Sesc Palladium de BH

Show com participação da americana Lorelei McBroom integra a turnê "Where We Start", que comemora os 14 anos da banda mineira

O Grande Teatro do Sesc Palladium recebe nos dias 30 e 31 de julho (sábado e domingo) o grupo UMMAGUMMA - The Brazilian Pink Floyd. A apresentação, que também celebra os 14 anos do grupo mineiro através do show "Where We Start", conta em Belo Horizonte com a participação especialíssima de Lorelei McBroom. A cantora americana integrou com o próprio Pink Floyd a turnê "Delicate Sound of Thunder" (1988), de divulgação do álbum "Momentary Lapse of Reason" (1987), somada a trabalhos com outros nomes como Rollings Stones e Rod Stewart.

 

Além de atuar como backing vocal de luxo junto ao Ummagumma nas apresentações na capital mineira, Lorelei assumirá o solo dos vocais femininos em "Mother" e na catártica "The Great Gig in The Sky". "Serão duas noites com sets ligeiramente distintos e com essa participação de peso, que aumenta nossa responsabilidade ao mesmo tempo em que nos deixa tremendamente lisonjeados pela confiança de Lorelei, que já cantou com o Pink Floyd e outros grandes nomes do rock, em nosso trabalho. Lorelei vem para somar a essa turnê comemorativa", explica Isabela Morais, backing vocal, produtora e uma das fundadoras do grupo.

 

Turnê Where We Start

O fiel e exigente público do Ummagumma em Belo Horizonte sabe que pode mais uma vez esperar por um espetáculo grandioso, à altura da atmosfera sonora e visual que marca o universo artístico concebido pelo Pink Floyd. 25 pessoas, entre músicos e produção, proporcionam mais de duas horas de uma experiência de timbres, luzes e projeções, tendo como band-leader o guitarrista e vocalista Bruno Morais. A turnê "Where We Start" chega bastante madura a Belo Horizonte, depois de várias apresentações durante o primeiro semestre: Recife, Natal, São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Novo Hamburgo e Pelotas. Um dos diferenciais em relação ao show apresentado no Chevrolet Hall no ano passado será a estrutura com três cenários distintos.

 

Já se vão 14 anos da estreia do Ummagumma, realizada sob forte impacto da primeira vinda de um floydiano ao Brasil, com a turnê de In The Flesh (2002), de Roger Waters. "Where We Start", dessa forma, comemora a trajetória do grupo mineiro e reconta a história da épica banda inglesa e seus integrantes - outro marco temporal importante refere-se a vinda de David Gilmour ao país em 2015 com "Ratlle That Lock". Além do destaque para os álbuns mais populares, como "Dark Side Of The Moon", "The Wall" e "Wish You Were Here", o repertório contempla diversas fases da banda - desde o início, com Syd Barrett e a fase pré-Dark Side, já com Gilmour, até os álbuns mais recentes, como "The Endless River" (2014).

 

Belo Horizonte

Desde 2004 o Ummagumma realiza apresentações anuais em Belo Horizonte, de forma ininterrupta - foi em BH que o grupo teve seu maior público até hoje, 5 mil pessoas, em 2013, no Chevrolet Hall. Para Isabela Morais, construiu-se uma relação muito íntima nesse tempo. "Fizemos grandes amigos dentre o público que vem acompanhando ano a ano os shows aqui. A vinda de Lorelei pra cá é uma feliz coincidência. Ela entrou em contato com a gente há alguns meses e desde então estamos trabalhando para conseguir fazer acontecer esse encontro, que calhou de ser em Belo Horizonte. E ficamos muito felizes em poder proporcionar a BH esse presente, como forma de agradecer e retribuir o carinho e o reconhecimento grandiosos que recebemos da cidade." Muitas pessoas chegam a afirmar convictamente que trata-se de uma banda da cidade, tamanha a recepção e a constância de shows na capital mineira.

 

Sobre o Ummagumma - The Brazilian Pink Floyd

O Ummagumma é uma banda de Três Pontas, sul de Minas Gerais. O projeto foi idealizado por Bruno Morais, tendo como importante característica a união familiar - pai, mãe e irmã são produtores e fundadores, sendo estas também baking vocals. Desde o início a proposta da banda era apresentar não apenas a parte musical, mas toda a atmosfera de uma espetáculo floydiano - no primeiro show, em Três Pontas, a banda já trazia iluminação, cenário, telão, efeitos audiovisuais e pirotécnicos. Junto à fidelidade da execução sonora, esse desafio grandioso pode estar na gênese do sucesso do Ummagumma, que conta com público de milhares de pessoas a cada show em diferentes partes do país. Em 14 anos de estrada, a banda já se apresentou em importantes casas e teatro do país, como o extinto Canecão, Teatro Rival e Citibank Hall, no Rio de Janeiro, Teatro Bradesco, em São Paulo, Theatro Guarany, em Pelotas, Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, e Minascentro, Palácio das Artes, Teatro Bradesco e Chevrolet Hall, em Belo Horizonte.

 

Logo no início o intuito era escolher um nome para o grupo que trouxesse uma sonoridade interessante e atrativa, além de remeter ao Pink Floyd. Daí surgiu o Ummagumma, título de um dos álbuns mais experimentais do grupo inglês. Em 2012, com 10 anos de sucesso do projeto, mudaram o nome para The Brazilian Pink Floyd. Entretanto, o reconhecimento da alcunha original era tal que tiverem que mantê-lo em destaque: Ummagumma - The Brazilian Pink Floyd. O grupo ainda carrega a forte vocação musical de sua terra natal, Três Pontas, com seus integrantes se desdobrando em diferentes vertentes sonoras e empreitadas - em 2010, os irmãos Bruno e Isabela Morais integraram as gravações do disco e turnê "...E a Gente Sonhando", com Milton Nascimento.

 

Lorelei McBroom

Nascida em Los Angeles (EUA), Lorelei McBroom recebeu ainda na formação familiar boas doses de blues, rock, folk, jazz e soul. Sua primeira exposição foi logo com duas turnês como backing vocal do Pink Floyd, no final dos anos 80, o que abriu as portas para na sequência viajar com os Rollings Stones, com direito a dueto com Mick Jagger em "Gimme Shelter". O talento como cantora - também compositora e arranjadora - a levou a realizar trabalhos com Lou Reed e Phillip Bailey (Earth Wind and Fire), dentre outros. As turnês com grandes nomes da música mundial também estão registradas em inúmeros especiais e programas de TV e até cinema, como as filmagens de "Summer of Sam" (de Spike Lee), junto aos Rollings Stones, e "The Best Man", com Malcolm Lee. Em 2011 Lorelei integrou turnês do The Australian Pink Floyd, contando igualmente com sua irmã Durga - juntas elas desenvolvem projetos musicais mundo a fora e auxiliam um programa social gerido pela família, o For Our Children's Sake Foundation.

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.